domingo, 20 de setembro de 2009

Leia em voz alta: "347ª Zona Eleitoral"

Seção: Língua e Etiqueta
Os numerais compreendem um capítulo da Gramática para o qual pouca atenção se dá. Todavia, o uso indevido dos numerais torna o discurso pobre.
Numeral é toda palavra que indica, graficamente, expressões numéricas. Os numerais cardinais são os que representam quantidade (um, dois, três...); por sua vez, os ordinais – como o próprio nome sugere – são os que representam ordem (primeiro, segundo, terceiro...).
O que comumente se observa é a troca do ordinal pelo cardinal, operação que empobrece absurdamente uma frase. Veja:

Carol prestou vestibular para Engenharia, mas como não se esforçou muito, ficou em vinte e sete na lista. O Ricardo, então, não tem chance alguma de entrar em Medicina; ficou em cento e doze na lista dos candidatos.

Fazendo-se o uso devido dos numerais que indicam ordem (os ordinais), ter-se-ia o seguinte:

Carol prestou vestibular para Engenharia, mas como não se esforçou muito, ficou em vigésimo sétimo na lista. O Ricardo, então, não tem chance alguma de entrar em Medicina; ficou em centésimo décimo segundo lugar na lista dos candidatos.

Mais um caso cotidiano que poderia gerar apuros: como ler as expressões 53ª Delegacia de Polícia ou 347ª Zona Eleitoral? Com o conhecimento dos ordinais adequados, tudo se resolveria fácil e elegantemente:
Quinquagésima terceira Delegacia de Polícia
Trecentésima quadragésima sétima Zona Eleitoral

Mesmo que os numerais ordinais não sejam tão frequentemente usados, seu domínio é um diferencial entre um falante comum e um que zela pela língua. Lembre-se de que são os detalhes que individualizam os seres e os tornam admiráveis.
Fernando Sachetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?