sábado, 26 de setembro de 2009

Quando dizer "literalmente".

Seção: Língua e Etiqueta
Certo dia, Joãozinho, aos prantos, queixou-se ao pai que lhe doía a mão. O pai, imediatamente, levou Joãozinho ao médico para que o diagnóstico pudesse ser feito. Dias depois, com a mão já curada, o mesmo garoto, que precisava concluir uma tarefa de casa, dirigiu-se novamente ao pai e lhe perguntou: Papai, o senhor pode me dar uma mão?
No parágrafo anterior, fizeram-se dois usos distintos da palavra mão. Em sua primeira aparição, mão significava parte do corpo, porção terminal do braço. Diz-se que, nesse caso, o vocábulo foi usado em seu sentido real (ou denotativo), o qual corresponde ao significado trazido pelo dicionário. Todavia, na pergunta Papai, o senhor pode me dar uma mão?, Joãozinho não esperava que seu pai se mutilasse, arrancando uma parte do corpo para satisfazer o filho. Nesse caso, portanto, mão corresponde a ajuda, o que faz com que a palavra tenha sido utilizada no sentido figurado (ou conotativo).
Tais esclarecimentos se fazem necessários à medida que solucionam um equívoco tão presente na linguagem atual. O que muito se tem praticado é o uso indiscriminado do termo literalmente. Ele parece estar sendo usado pelas falantes como uma espécie de advérbio de afirmação (à semelhança de sem dúvida, certamente, de fato, efetivamente...), o que não é verdade. Literalmente é um termo cujo uso só é legitimado quando os sentidos real e figurado estiverem simultaneamente presentes numa sentença. Analisem-se alguns exemplos práticos.
Só se pode dizer que José está literalmente careca de saber algo se José, ao mesmo tempo, preencher os sentidos real e figurado da expressão: se ele for calvo E se já souber de algo há muito tempo.
Da mesma forma, só se pode dizer que um casal literalmente lavou a roupa suja se o casal, ao mesmo tempo, preencheu os sentidos real e figurado da expressão: o casal esteve na lavanderia lavando peças de vestuário E acertou contas sobre acontecimentos passados da vida conjugal.
Como último exemplo, só se pode dizer que Mariazinha literalmente dançou no concurso se Mariazinha, ao mesmo tempo, preencheu os sentidos real e figurado da expressão: Mariazinha participou de um concurso de dança E ficou numa posição classificatória desprivilegiada.
Espera-se ter colocado, literalmente, um ponto final nas dúvidas sobre o uso de literalmente. (ponto final)
Fernando Sachetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?