sábado, 15 de agosto de 2009

O uso de "obrigada" e "obrigado"

Seção: Língua e Etiqueta
Em que as mulheres são diferentes dos homens? Em termos anatômicos, a Medicina é capaz de listar inúmeras diferenças entre os sexos. E a Língua Portuguesa também o é; em número reduzido, é verdade.
No âmbito linguístico, mulheres e homens diferem no modo de agradecer. Mulheres devem, sempre, dizer obrigada, e homens devem, sempre, dizer obrigado. Essa é uma das poucas regras gramaticais sem exceção.
O leitor compreenderá isso muito mais eficientemente quando se der conta de que a expressão obrigado é, na verdade, uma redução de eu estou obrigado a você (ou seja, você me fez um favor e, agora, eu me sinto obrigado a lhe retribuir). Quando uma mulher agradece, portanto, ela quer dizer: você me fez um favor e, agora, eu me sinto obrigada a lhe retribuir.
Assim, fica fácil entender que o uso de obrigada e obrigado não depende da pessoa com quem se fala, mas, sim, da pessoa que fala. Portanto, ratifica-se, ainda outra vez que, não obstante a fronteira entre feminino e masculino esteja se estreitando, uma diferença gramatical persiste: mulheres dizem obrigada, e homens dizem obrigado. Sempre!
Quanto à resposta, pode-se optar pelas seguintes fórmulas invariáveis: não há de quê, por nada ou de nada. Recorrendo às formas variáveis, têm-se, ainda, duas outras possibilidades:
- homens podem dizer obrigado a você (ou seja: eu é que estou obrigado a lhe retribuir), e mulheres obrigada a você (eu é que estou obrigada a lhe retribuir);
- ou homens dizem obrigado, eu (isto é: eu é que estou obrigado a lhe retribuir), e mulheres obrigada, eu (eu é que estou obrigada a lhe retribuir).
Fernando Sachetti

15 comentários:

  1. Patrícia Vilhena - AP12 de novembro de 2009 às 08:32

    Legal! Está é uma dúvida que muitas pessoas ainda têm, pois muitos acham deve-se usar obrigado/obrigada dependendo para que sexo se agradece!
    É pertinente esclarecer pequenas coisas que aprendemos lá na terceira ou quarta série, mas que com o passar dos anos acabamos esquecendo!
    Então... Obrigada! =D

    ResponderExcluir
  2. Gooostei da postagem.
    Passeei para uma amiga que usa muito o obrigadO e sendo mulher é correto usar o obrigadA. rsrsrs
    http://twitter.com/jamilefcs

    ResponderExcluir
  3. Tirei uma dúvida de minha minha cabeça!Graças a sua interpretação no uso do Obrigado q deve ser expressado pelo homem e pelo uso de obrigada q deve ser expressada pela mulher.Exelente!!![C.Queiroz]

    ResponderExcluir
  4. Li em outra materia que obrigada(o),eu,não é correto usar.Os demais esclarecimentos me competem a agradece-lo,obrigada!

    ResponderExcluir
  5. muitooooooo gratificante !

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por esclarecer ...
    É que as vezes acho estranho
    usar "obrigado" no feminino rs

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, agora sim vc tirou minhas duvidas quanto à obrigado e abrigada!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, agora sim, vc tirou minhas duvidas qunto obrigado(a)

    ResponderExcluir
  9. Ganhei R$10,00 da minha mulher com esse esclarecimento.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. obrigada agora sim me sinto segura ao agradecer!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! muito bom saber disso. eu queria perguntar a alguem qual era o correto, mais tinha vergonha ;) obrigada! me ajudou bastante o seu esclarecimento!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada desde o México, área de atenção a clientes do Brasil de uma empresa bi-nacional. Uma colega disse que você está muito "guapo".

    ResponderExcluir

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?