domingo, 23 de agosto de 2009

Seje / Esteje

Seção: Língua e Etiqueta
Há, na Internet, um site muito famoso de relacionamentos que exibe o dia de aniversário de seus usuários. Nessas datas, o aniversariante é bombardeado com votos de felicitação do tipo: Espero que você seje feliz ou Espero que você esteje bem. Votos desse gênero são baseados em possibilidade, em incerteza; se não o fossem, não seriam votos, mas profecias. Logo, as formas verbais em destaque deveriam estar no modo verbal que expressa incerteza – o Subjuntivo. Veja:

VERBO SER
que eu seja
que tu sejas
que ele seja
que nós sejamos
que vós sejais
que eles sejam
VERBO ESTAR
que eu esteja
que tu estejas
que ele esteja
que nós estejamos
que vós estejais
que eles estejam

Pois bem, como se pôde ver, em nenhumas das pessoas conjugadas, viu-se seje ou esteje. Assim, ao se corrigirem as mensagens acima, ter-se-ia: Espero que você seja feliz e Espero que você esteja bem.
É claro que quem recebe um mimo desses, seguindo seu bom senso, não deve corrigir o deslize gramatical. No entanto, o fato é que essas pequeninas frases ficam à disposição de outros usuários do site que facilmente identificam quem as escreveu. Algo um tanto vergonhoso...
Fernando Sachetti

Um comentário:

  1. Ótimo texto! Hoje com todo amor e carinho corrigi uma professora da faculdade que com frequência escrevia essa palavra no quadro "seje". Tive a intenção de ajudá-la para que nenhuma pessoa arrogante venha questioná-la mais tarde.Ela disse que escrevia assim porque sempre ouvia as pessoas falarem dessa forma! Acredito realmente que as pessoas falem de maneiras diferentes quando são de regiões diferentes do país e não da nossa região, mas por algum motivo acabam migrando para outros estados e isso não é errado, apenas um costume cultural de falar da forma como todos falam em sua cidade natal. Mas quando passamos a escrever da forma como falamos, isso sim é errado.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?