domingo, 9 de agosto de 2009

O mundo fica bem mais divertido...

Quem era criança no início dos anos 1980 cresceu ouvindo Balão Mágico. Em 1986, Xuxa pousou sua nave na Rede Globo e conquistou seus baixinhos. Pouquíssimo tempo mais tarde, vieram Angélica e o Trem da Alegria. No início dos anos 1990, foi a vez de Sandy & Júnior e da turma da TV Colosso.
Polêmicas e intrigas à parte, o fato é que os artistas infantis citados anteriormente bombardearam o cenário musical de então com músicas interessantíssimas. Não pretendo aqui jogar confete sobre este ou aquele intérprete. O que pretendo registrar é que quem foi criança nas décadas de 1980 e 1990 tem uma referência musical. Uma referência musical valiosa e que se extinguiu com a chegada dos anos 2000.
No Brasil, o mercado fonográfico infantil está precário. Na verdade, quase inexistente. Da turma de famosos citados no primeiro parágrafo, o único que persiste num trabalho do gênero (enfrentando inúmeros percalços e críticas cáusticas) é Xuxa. Ao que parece, no entanto, sua linha Xuxa Só para Baixinhos atinge somente o público de 0 a 6 anos de idade.
Ter referências é o ideal, sejam elas boas ou ruins. O problema é quando só há ruins. As crianças do nosso tempo estão sendo (des)amparadas por grupos de funk, Kelly Key e alguns artistas da linha pop-teen (?) internacional (tais como Miley Cyrus). Ressalto: nada tenho contra esses artistas. Agora, é irrefutável que suas músicas não apresentam temática infantil.
A quem culpar por esse desamparo? Às crianças... não, é claro. Aos pais e à Escola... também não. Sei que posso soar lunático, mas creio que falta fomento da própria indústria fonográfica ao filão infantil. A exemplo do que ocorria no passado recente, a partir do momento em que houver estímulo ao consumo de canções infantis, talvez o quadro mude, e as crianças voltem a ser crianças. Por que isso parece tão irreal?
Guardei o ápice saudosista para o final do artigo. Quem não se lembra destes versos clássicos, singelos e infantilmente (!) riquíssimos?

Vem, meu ursinho querido / Meu companheirinho, ursinho Pimpão / Vamos sonhar aventuras / Voar nas alturas da imaginação (...) - Ursinho Pimpão - Balão Mágico


Vou pintar um arco-íris de energia / pra deixar o mundo cheio de alegria / se está feio ou dividido / vai ficar tão colorido / o que vale nessa vida é ser feliz (...) - Arco-íris - Xuxa


O homem bateu em minha porta / E eu abri / Senhoras e senhores, ponha a mão no chão / Senhoras e senhores, pule de um pé só / Senhoras e senhores, dê uma rodadinha / E vá pro olho da rua / Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar (...) - Pula corda - Trem da Alegria


Sei que ainda sou criança / Tenho muito o que aprender / Mas quero ser criança quando eu crescer (...) / Vamos construir uma ponte em nós! / Vamos construir / Pra ligar seu coração ao meu / Com o amor que existe em nós. - Vamos Construir - Sandy & Júnior


Fernando Sachetti

Um comentário:

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?