sábado, 25 de julho de 2009

É só colocar no micro-ondas. E pronto!

Seção: Clichês em discussão
Já é de praxe: à medida que a Páscoa se aproxima, basta ligar a televisão em qualquer telejornal para se assistir a uma série de reportagens especiais que versam sobre temas pascais: a grande variedade e as novidades em ovos de Páscoa; seus preços cada vez mais altos; os testes de segurança a que os brinquedinhos dos ovos são submetidos; os clientes que, devido a compras tardias, têm que se satisfazer com ovos quebrados ou derretidos... Tamanha previsibilidade jornalística, no entanto, pode ser percebida também em outras épocas do ano.
A chegada do verão traz igualmente consigo uma série de reportagens pré-prontas: os riscos advindos da exposição intensa ao sol, e os cuidados para que tais riscos sejam amenizados; uma espécie de guia turístico, expondo destinos brasileiros onde a beleza natural é exuberante; uma consultora de moda que dá dicas de como arrumar uma mala prática e inteligente; mais uma consultora de moda que, em meio aos banhistas, aponta os modelitos em voga naquele verão...
Nenhuma outra data comemorativa, contudo, supera a pasmaceira das reportagens natalinas. O Natal sempre vem acompanhado de sobras requentadas do tipo: um repórter que, sem se identificar, descobre (!) as variações de preços entre diferentes lojas; os conselhos para que o consumidor pesquise pelo menor preço antes de comprar qualquer produto; um especialista que explica as condições mediante as quais as lojas aceitam trocas de mercadoria; uma lista que discrimina os presentes mais procurados e mais desejados naquele Natal; a correria pela procura de um presente já às vésperas do 25 de dezembro; pessoas que passarão as festividades natalinas distantes da família; donas-de-casa de variadas regiões brasileiras que ensinam modos de se rechear um delicioso peru de Natal; a aparição de famosos, seja participando de um amigo oculto, seja fazendo votos de um feliz Natal à audiência; e etcétera, etcétera, etcétera.
É... ao que tudo indica, parece que a fonte criativa secou. Aliás, já que se está falando da mesmice televisiva, lá vai um lembrete: em breve, Criança Esperança!
Fernando Sachetti

2 comentários:

  1. muito legal este texto fer..
    totalmente verídico e com apontamentos criativos..
    beijooo
    mariana moretto

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  2. podiam mudar pelo menos a msuica do criança esperança para algo inovador e inexperado
    "ter um umbiiiigo
    na vida é tão bom ter umbiiigo"
    porque ninguem vai querer ser amigo de uma pessoa sem umbigo.
    Fica a mensagem para reflexão!

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