segunda-feira, 20 de julho de 2009

Merda!

Confesso que há tempos eu não assistia a uma atração televisiva de tão boa qualidade como se vê na minissérie global Som & Fúria. Com direção geral de Fernando Meirelles, Som & Fúria discorre sobre os cotidianos profissional e pessoal dos artistas quem enfeixam uma companhia teatral especializada na interpretação de obras de William Shakespeare.
Aliás, próximo à comemoração do centenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Rede Globo, acertadamente, presenteia com arte um público faminto por arte. E não outro público.
Não tenho acompanhado como anda a audiência da minissérie. O que sei é que a produção preenche todos os quesitos para que se tornasse algo pedante, elitista e, portanto, discriminatório. No primeiro capítulo da trama, por exemplo, um personagem leigo em teatro pronunciou o nome Macbeth de um modo risível (algo como mécbitch). Entretanto, isso só geraria riso num telespectador que percebesse a referência a Macbeth. Caso contrário, a intenção cômica seria inócua.
Ao longo dos capítulos, no entanto, fui me dando conta da destreza com que o humor tem permeado a minissérie e tornado perfeitamente acessível até mesmo um texto que diz respeito a Shakespeare. A atuação de Felipe Camargo, Andréa Beltrão, Dan Stulbach e Pedro Paulo Rangel (só citando alguns poucos nomes) é digna de palmas.
Não poderia deixar de citar aqui que, como já cursei Artes Cênicas, conheço um pouco do modo como artistas enxergam a vida. Sobretudo do modo como artistas de teatro enxergam a vida. Para esses, trabalhar em teatro é muito mais grandioso e desafiador do que trabalhar em televisão. Daí a certa rejeição com que é tratado o personagem vivido por Daniel de Oliveira (na sinopse, um ator de TV que se intromete a subir num palco).
Como se não bastassem o roteiro, a direção e o elenco de primeira linha, a trilha sonora é igualmente magnífica. As cenas de Som & Fúria são orvalhadas com canções do grupo dos anos 1970 Secos & Molhados. Podem-se ouvir, por exemplo, composições do quilate de O patrão nosso de cada dia e Fala. Auríferas!
Como tudo o que é bom dura pouco, esta já é a última semana da produção global. Vale a pena ficar acordado até um pouquinho mais tarde...


Fernando Sachetti

Um comentário:

  1. Compartilho de seu entusiasmo sobre "Som e Fúria", gostaria de saber sobre a audiência também... pois no jornal local da minha cidade (logo nos primeiros capítulos) foi dito que não estava muito bem, embora estivesse agradando aos críticos. A volta de Felipe Camargo (triunfal), Daniel de Oliveira - Jaques ou Hamlet tanto faz, ele é maravilhoso!!! Maria Flor e demais elenco... um primor!

    ResponderExcluir

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?