sábado, 25 de julho de 2009

O homem que gritava em voz baixa

Seção: Língua e Etiqueta
O pleonasmo também atende pelo nome de redundância, alcunha que o consagrou e que o tornou, talvez, a mais famosa figura de linguagem. O pleonasmo nada mais é do que uma repetição desnecessária, uma vez que se utiliza de um segundo termo para reforçar uma ideia já encapsulada num primeiro. Entrar para dentro e sair para fora são os exemplos que melhor ilustram a redundância, não somente por serem conhecidos por grande parte dos falantes, mas, também, por serem de fácil compreensão. Ora, o verbo entrar já traz consigo a ideia de para dentro; da mesma forma, sair já pressupõe para fora. Seria tarefa sobre-humana imaginar alguém que entrasse para fora ou saísse para dentro.
Pleonasmos são uma espécie de vício, um comportamento linguístico que emerge quase que involuntariamente: quando o falante se dá conta, lá se foi mais uma redundância. Alguns demandam não somente um conhecimento lógico, mas um knowhow mais específico. Na área biológica, por exemplo, hemorragia de sangue é uma repetição desnecessária: toda hemorragia é de sangue, haja vista que hemo significa sangue. Em língua portuguesa, ortoépia correta também é pleonasmo, uma vez que o prefixo orto quer dizer correto, adequado.
A figura de linguagem aqui discutida já é tão conhecida do público que se tornou, inclusive, assunto de espetáculos humorísticos. Além disso, há inúmeros sites na Internet que trazem uma imensa lista de pleonasmos, dos mais aos menos comuns. O próprio leitor pode se desafiar a detectar pleonasmos imperceptivelmente cometidos. Abaixo, citar-se-ão apenas alguns que podem ser o ponto de partida a uma pesquisa mais avançada:
pequeno detalhe
certeza absoluta
panorama geral
projetos (ou planos) futuros
repetir de novo
elo de ligação
incluir dentro
excluir fora
acabamento final
filha mulher
prever de antemão
antecipar para antes da data
unanimidade geral
cego dos olhos
encarar de frente
dividir em duas metades iguais
vereador municipal
conviver junto
bela caligrafia
abertura inaugural
goteira no teto
nascer há (x) anos atrás
progredir para melhor
novo lançamento / novas atualizações
Fernando Sachetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?