sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Chico Buarque erra, mas Maria Bethânia se garante!

Seção: Isso aconteceu!

No vídeo abaixo, Chico Buarque e Caetano Veloso dão vida à canção O Quereres. A canção foi originalmente caetaneada no álbum Velô, de 1984. Sua letra, além de evocar os princípios cultista e conceptista barrocos (jogo exacerbado de palavras e ideias), é envolta numa aura dadaísta pela aproximação de termos aparentemente dissonantes. Isso torna a canção de difícil memorização.

Logo no início da execução musical que se pode checar abaixo, Chico Buarque se perde na letra. No entanto, retoma a interpretação com a classe, a estirpe e o bom humor que lhe são marca registrada. Discordando de críticas cáusticas, pessoalmente, creio que o deslize só tornou o concerto ainda mais precioso. Nada rasura ou apaga o legado que Chico e Caetano já deixaram à cultura nacional.




Enquanto isso, num outro xou...

Maria Bethânia, também cantando O Quereres, usa de uma tática atípica no mundo musical: segue a letra numa folha de papel. De fato, talvez o único a se sentir confortável e seguro o suficiente para não tropeçar naqueles complicados versos seja seu próprio criador - Caetano.

O filho de dona Canô que me perdoe, mas é necessário dizer: ninguém supera Maria Bethânia no quesito potência cênica. Sua performance, que se vê abaixo, é estupenda!




Fernando Sachetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?