sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"A comunicação não-verbal", de Flora Davis

Seção: Você pode saber mais!
A maioria das pessoas percebe a gesticulação alheia, mas, em geral, ignora-a, não lhe atribuindo nenhum sentido. Contudo, esses gestos comunicam. Às vezes, eles ajudam a esclarecer quando a mensagem verbal não é muito clara. Em outros momentos, eles revelam, de modo involuntário, as emoções. Mãos muito apertadas ou que se mexem nervosamente são um sinal que os demais podem perceber fácil. Às vezes, também, o gesto tem uma funcionalidade tão clara que o significado torna-se inequívoco. (...)
Grande parte da gesticulação comum vincula-se, na verdade, ao discurso, como uma forma de ilustrar ou sublinhar o que se diz. (...)
Também é verdade que, se você pedir a alguém que repita o que disse porque você não entendeu direito, a gesticulação virá durante a repetição, se não veio na primeira vez. A gesticulação emerge quando uma pessoa tem mais dificuldade para se expressar ou quando o esforço para se fazer entender é maior. Quanto maior a excitação, mais ela exige de seu corpo a ponto de gesticular cada vez mais.
A comunicação não-verbal, de Flora Davis (páginas 83 e 89) / Summus Editorial.

Um comentário:

  1. Li quando saiu em português. É um livro fantástico. Pequeno, porém com um conteúdo interessantíssimo.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?