quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

TANGO: cotonete para os ouvidos; colírio para os olhos.

Seção: Isso aconteceu!

O tango Adiós Nonino, trazido no vídeo abaixo, foi composto em 1959 por Astor Piazzolla. Adiós Nonino, juntamente com Libertango, são as duas obras-primas que consagraram Piazzolla como o mais primoroso compositor de tango da segunda metade do século XX.
No vídeo, confere-se a cerimônia matrimonial do príncipe holandês Willem Alexander com a princesa Máxima Zorreguieta (de naturalidade argentina), em 2 de fevereiro de 2002. Durante a cerimônia real, a pedido de Máxima, uma orquestra deu vida a Adiós Nonino (que dizem ser o tango favorito do pai da princesa). A execução musical contou com a arrebatadora participação de Carel Kraayenhof ao bandoneon, cuja sensibilidade foi capaz de levar a princesa aos prantos.



Já que o assunto é tango, ainda traz-se em seguida uma das performances do grupo argentino Tango Fire numa de suas turnês pela Europa. Essa companhia tem sido avaliada pela crítica como a melhor companhia de tango do mundo devido à sua impecável precisão coreográfica. A coreografia aqui reproduzida se intitula Verano Porteñas e, não obstante a já citada limpeza de movimentos, os bailarinos são de uma veracidade cênica incrível (destaque para o bailarino que aparece de 1:23 a 1:41).



Fernando Sachetti

Um comentário:

  1. Que lindos vídeos! Adoro tango, que música mais dramática e sexy! E Astor Piazzolla é o máximo, a princesa chorando lá e eu aqui. Vim pra cá através de um link no orkut do Wagner Belinato. Voltarei.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?